Bancos cancelam cartões de crédito de repente: real razão divulgada - EZFICE

Bancos cancelam cartões de crédito de repente: real razão divulgada

Publicidade

É comum ouvir amigos e familiares relatarem cartões de crédito cancelados. Nos últimos meses, clientes do Inter, C6 Bank, Credicard e Nubank relataram na internet que suspenderam inesperadamente o acesso ao serviço.

Esse é um dos principais problemas que as fintechs enfrentam e envolve a emissão de cartões de crédito mediante solicitação do cliente, podendo revogar a aprovação caso o cartão de crédito não seja utilizado após o recebimento. E os cartões de crédito sem anuidade são os mais afetados por esse risco.

Publicidade

Além disso, muitas instituições acabam acionando o cancelamento automático do cartão quando descobrem que a conta não foi ativada por mais de 12 meses.

Motivos para cancelar um cartão de crédito

Aqui estão alguns motivos pelos quais seu cartão de crédito pode ser cancelado:

  • No caso de documentação errada;
  • Quando há desinteresse comercial;
  • Para ações de suspeita de fraude;
  • Se houver o descumprimento dos termos de uso;
  • Na ausência de transações como saque, depósitos e transferências indicam inatividade da conta;
  • Em caso de negativação do CPF;
  • Quando há pendências de documentação após prazo estabelecido pela instituição.

Cancelar cartão

Ao disponibilizar os saldos dos cartões de crédito pré-aprovados, as empresas levam em consideração os chamados “limites operacionais”, que variam de acordo com o porte da instituição.

Nesse caso, sempre que um cliente solicita um cartão e não o utiliza, a empresa entende que isso impede que outro potencial cliente utilize o saldo e gere lucro. Dito isso, a lógica sugere que não adianta quebrar as restrições aos clientes que não usam o cartão.

Outros bancos, como o Santander, normalmente implementam esses cancelamentos de forma gradual, começando com limites mais baixos e terminando com a suspensão dos serviços.

Para evitar que isso aconteça, 3 dicas devem ser analisadas: 1. Use seu cartão pelo menos uma vez por mês; 2. Não deixe seu cartão parado por mais de seis meses; 3. Use sempre um limite proporcional para que não t diminuirá.