Britney Griner foi presa na Rússia por nove anos

0

Um tribunal russo condenou a estrela de basquete norte-americana Brittney Griner a nove anos de prisão na quinta-feira depois de considerá-la culpada de trazer conscientemente vaporizadores de óleo de cannabis para a Rússia, embora fosse ilegal.

Sua sentença pode abrir caminho para uma troca de prisioneiros entre os EUA e a Rússia, incluindo o atleta de 31 anos e um russo preso que já foi um perigoso traficante de armas.

Mais cedo, com a voz trêmula, Griner implorou a um juiz russo que não terminasse sua vida com uma sentença pesada, antes de cair em lágrimas no tribunal.

Os promotores russos exigiram que Griner, duas vezes medalhista de ouro olímpico e estrela da WNBA, seja condenado a nove anos e meio de prisão se for considerado culpado de trazer drogas ilegais para a Rússia.

Griner foi detida no aeroporto Sheremetyevo de Moscou em 17 de fevereiro com uma caixa de vaporizador contendo óleo de cannabis em sua bagagem. Ela se declarou culpada, mas disse que não tinha intenção de trazer substâncias proibidas para a Rússia ou prejudicar ninguém.

“Cometi um erro honesto e espero que sua decisão não acabe com minha vida”, disse Griner ao tribunal antes de cair em lágrimas. “Meus pais me ensinaram duas coisas importantes: primeiro, assuma a responsabilidade e, segundo, trabalhe duro por tudo o que você tem. É por isso que me declarei culpado dessas acusações.”

O caso mergulhou o atleta texano de 31 anos em turbulência geopolítica quando o presidente Vladimir Putin enviou tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro.

O presidente dos EUA, Joe Biden, enfrentou pressão para intervir em nome dos americanos detidos na Rússia, à medida que as tensões entre os EUA e a Rússia aumentaram desde a crise dos mísseis cubanos em 1962.

“Sei que todo mundo está falando sobre peões políticos e política, mas quero que isso fique fora deste tribunal”, disse Greener.

A maconha é ilegal na Rússia para fins médicos e recreativos.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler Mais