Como usar o crédito de forma inteligente e sem prejudicar suas finanças - EZFICE

Como usar o crédito de forma inteligente e sem prejudicar suas finanças

Publicidade

O crédito nos permite compra bens e serviços de forma antecipada, sem ter que esperar por um salário ou outra fonte de renda. É popularmente conhecido como um escudo de confiança, pois oferece aos consumidores a comodidade de ter acesso a mercadorias e serviços que não poderiam adquirir de outra maneira.

No entanto, se você não estiver atento, pode ter problemas financeiros que são mais difíceis de ultrapassar do que parece. Para usar financeiramente, você precisa entender os princípios básicos do crédito e como tomar decisões informadas sobre quando, onde e quando usar crédito.

Publicidade

É importante entender a diferença entre dívidas de crédito e débito. Quando você usa crédito, está emprestando dinheiro e comprometendo-se a devolvê-lo no futuro. Um empréstimo, cartão de crédito e linha de crédito e parcelas mensais são formas comuns de crédito. Debitar consiste em desembolsar dinheiro e decrescer seu saldo. Os cartões de débito e modelos de pagamento sem contato são formas comuns de débito.

Detalhes que você precisa saber com seu crédito

Cada vez que usar crédito, faça uma lista dos seguintes itens: quanto custa, quando você precisará começar a pagar de volta, qual é a taxa de juros, qual é o ciclo de cobrança e quanto tempo levará para pagar a dívida.

Analise também qual é a melhor fonte de crédito: cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, financiamento de bens, etc.  Para obter a melhor taxa de juros e as melhores condições de pagamento, você precisa ter boa pontuação de crédito.

Não se esqueça de considerar alternativas de pagamento como transferências bancárias ou pagamento em dinheiro, pois elas podem ter algum tipo de desconto. Usar o crédito da maneira certa certamente beneficiará suas finanças garantindo que você possa alcançar seus objetivos financeiros.

1. Estabeleça um limite de crédito que possa pagar

Analise sua renda e despesas atuais para determinar a quantia que você pode comprometer de suas finanças para as compras no cartão de crédito. Nunca, nunca use mais crédito do que você pode pagar porque isso pode levar às consequências devastadoras

2. Compre em empresas com um bom histórico de serviço

Verifique o histórico do serviço da empresa que você está considerando. Faça isso procurando análises de clientes, informações sobre reclamações, etc.

3. Pague as contas em dia

Seja qual for o custo total que você terá, use seu cartão de crédito para pagar suas contas em dia. Não espere que seu pagamento deva ser processado, pois isso pode gerar cobrança de juros adicionais, aumentando seu custo total.

4. Fique de olho nas ofertas de bônus

Aproveite as promoções de bônus quando elas estiverem disponíveis. Alguns cartões de crédito oferecem descontos, transferências de dinheiro mais rápidas, ofertas de serviço premium como descontos em hotéis ou em aluguel de carros.

5. Tome nota de todos os pagamentos

Mantenha um registro de todos os pagamentos feitos no cartão de crédito para não se perder. Isso ajudará você a identificar erros de cobrança no futuro.

6. Fique de olho nas taxas e encargos

Ao usar o cartão de crédito, você é cobrado por várias taxas, encargos e limites de uso. Fique ciente dos costos que podem ser cobrados ao usar um cartão de crédito e saiba que eles geralmente são adicionais ao custo do serviço.

7. Verifique a reputação da empresa

Como a maioria das coisas, existem muitas fraudes de cartões de crédito por aí. Por isso, é importante verificar a reputação da empresa antes de fazer qualquer pagamento. Procure sites de revisão de cartões de crédito para ver o que outras pessoas estão dizendo sobre o serviço.

8. Considere ter mais de um cartão de crédito

Se você usar um único cartão de crédito exclusivamente, evite exceder seu limite de crédito. A melhor maneira de fazer isso é considerar ter mais de um cartão de crédito e evite exceder seu limite de crédito.

9. Faça compras online com atenção

Faça compras online com segurança. Verifique se a transação é processada em um ambiente seguro e protegido. Fique atento a todas as informações solicitadas durante o processo de compra e verifique-as para garantir que não estão sendo utilizadas indevidamente.

10. Negocie seus saldos de cartão de crédito

Verifique se a empresa possui algum programa de parcelamento para pagar saldos mais antigos. Se possível, obtenha algum desconto se conseguir pagar seu saldo a vista.

Quando fazer um crédito é um negócio inteligente

Fazer um empréstimo pode ser uma ótima maneira de obter fundos para projetos ou despesas que você não consegue financiar de outra forma.

No entanto, antes de tomar qualquer ação, é importante considerar cuidadosamente todas as opções. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar ao decidir se obter um empréstimo é a escolha mais inteligente para você.

1. Propósito:

Por que você precisa do dinheiro? Se for para financiar bens duráveis, como um carro, imóvel ou equipamento para sua empresa, a longo prazo pode valer a pena. No entanto, se for para despesas de curto prazo, como um pagamento de viagem ou presentes de Natal, um empréstimo de curto prazo que você possa pagar rapidamente pode ser sua melhor escolha.

2. Taxas:

Compare taxas entre as instituições financeiras, bem como seus produtos específicos para encontrar a que atenderá melhor às suas necessidades.

Embora o custo de empréstimos de curto prazo geralmente seja mais barato do que empréstimos de longo prazo, isso nem sempre é verdade. É importante lembrar que as taxas podem ser negociadas, por isso certifique-se de pesquisar por taxa.

3. Juros:

Você precisa considerar não só as taxas, mas também os juros botânicos. Também é bom lembrar que, com um empréstimo de longo prazo, você é cobrado com juros acumulativos, o que significa que os juros são adicionados à dívida a cada mês. Assim, é importante considerar como os juros afetarão o custo real do empréstimo.

4. Pagamentos:

Avalie como serão os pagamentos e veja se conseguirá arcar com o pagamento mensal e o pagamento total. Se o pagamento vier em um mês em que você tem menos fluxo de caixa, pode ser uma boa ideia mudar a data de vencimento da fatura para um momento mais adequado para você.

5. Prazo:

Por último, é importante pensar no prazo para pagamento de seu empréstimo. Se for um empréstimo de curto prazo, certifique-se de que tem tempo suficiente para devolver o dinheiro a tempo. Se for um empréstimo de longo prazo, é importante considerar como isso afetará sua capacidade de investir em outras áreas.

Leia também | Os impactos da inflação na economia e na sua vida financeira