Como evitar fraudes em empréstimos pessoais e proteger seu dinheiro - EZFICE

How to avoid personal loan fraud and protect your money

Advertising

As fraudes de empréstimos pessoais ocorre quando alguém afirma falsamente em seu pedido de empréstimo que possui renda, riqueza ou outras informações financeiras que não são verdadeiras para o propósito de obter um empréstimo. O financiamento fraudulento pode surgir como parte de um esquema maior repleto de mentiras. Pode ser usado para obter empréstimos hipotecários ou empréstimos pessoais em valores consideráveis.

O mais comum é que os fraudadores caiam em pequenas mentiras, como aumentar um pouco a renda anual, modificar um pouco o valor de outros ativos para conseguir um empréstimo maior. Cometer fraude em atividades financeiras é considerado crime.

Advertising

Também é conhecido como crime de identidade, pois são utilizadas informações falsas para identificar o solicitante de financiamento. Ou seja, mentir sobre nome, endereço, conta bancária, histórico de crédito, entre outras informações. Os crimes de identidade podem ser cometidos tanto online quanto pessoalmente e, como resultado, o empréstimo emprestado é devolvido de forma irregular.

Bancos e provedores de empréstimos online têm procedimentos sólidos para detectar esse tipo de fraude e agir. Esses procedimentos incluem verificações de identidade, verificação de pontuações de crédito sempre que você solicita um empréstimo e verificação de informações de terceiros. Se algum dado fornecer informações incompletas ou incorretas, pode levar a um alerta de fraude.

Por que os golpes envolvendo empréstimos pessoais cresceram tanto

Os golpes de empréstimo pessoal crescem em número devido a diversos fatores, que geralmente decorrem da crescente demanda por capital de giro e crédito para pessoas físicas.

Geralmente, as pessoas recorrem a empréstimos quando precisam de dinheiro para fazer investimentos, saldar dívidas ou lidar com circunstâncias inesperadas. Nesse cenário, golpistas se aproveitam da situação para oferecer empréstimos falsos.

Esses golpistas geralmente ganham a confiança das vítimas prometendo taxas de juros mais baratas ou condições de pagamento mais amigáveis do que as praticadas por instituições financeiras legítimas.

Os golpistas também sugerem às vítimas que não precisam de nenhum documento ou processo de aprovação para o empréstimo ser liberado, o que costuma levantar suspeitas. Isso também pode ser atraente para pessoas que enfrentam restrições de crédito que as impedem de tomar empréstimos por meios legítimos.

Além disso, alguns golpistas usam anúncios enganosos e identidades falsas nas redes sociais para atrair as vítimas com promessas de empréstimos fáceis. Nessa situação, as vítimas pagam uma quantia em dinheiro adiantado e não recebem o empréstimo.

Para evitar esses golpes, é importante que as vítimas sempre verifiquem a credibilidade de qualquer empréstimo oferecido e se recusem a fazer pagamentos antecipados antes que o empréstimo seja totalmente processado.

Como evitar fraudes em empréstimos pessoais

1. Verifique os documentos de identificação fornecidos pelo requerente e certifique-se de que estão todos corretos.

2. Verifique os antecedentes da solicitante e certifique-se de que ela está dizendo a verdade sobre sua situação financeira.

3. Verifique se o solicitante possui um histórico de crédito positivo verificando se o solicitante possui saldos pendentes e dívidas pagas.

4. Proteja-se contratando uma empresa de proteção ao crédito para monitorar as atividades do solicitante e manter as informações do empréstimo atualizadas.

5. Se o empréstimo for para uma empresa, verifique a credibilidade da empresa e o histórico de pagamentos em atraso com fornecedores.

6. Estabeleça limites cautelosos sobre o valor do empréstimo que será aceito.

7. Esteja preparado para revisar seu processo de empréstimo periodicamente.

8. Exigir comprovação de renda e endereço do requerente.

9. Limitar os empréstimos a solicitantes cujo endereço seja no país do emissor.

10. Coloque cláusulas de rescisão nas condições dos empréstimos concedidos para que você possa solicitar o pagamento caso algo inesperado aconteça.

É possível recuperar o valor de fraudes envolvendo empréstimos pessoais?

Sim, é possível recuperar o valor das fraudes envolvendo empréstimos pessoais. O primeiro passo para recuperar seus fundos da fraude de empréstimo é levar o caso ao banco ou serviço financeiro que originou o empréstimo.

O banco/empresa financeira pode avaliar os fatos e possivelmente reembolsará os fundos diretamente ao seu cliente.

Se o banco não puder ajudar, você deve denunciar a fraude às agências de crédito ou aos órgãos governamentais apropriados, como o Departamento de Justiça. Após a denúncia, as autoridades locais e/ou estaduais investigarão o caso. Dependendo das circunstâncias, você pode ter direito a um reembolso.

Final considerations

Para evitar fraudes com empréstimos pessoais, é importante verificar os dados fornecidos pelo solicitante do crédito, bem como garantir que todas as informações financeiras fornecidas sejam verdadeiras, precisas e corretas.

Também é importante pedir ao candidato que forneça documentação adicional que possa ajudar no processo de verificação, como comprovante de endereço, renda ou emprego.

Bancos e instituições financeiras também devem usar ferramentas de verificação de antecedentes e verificações de golpes para detectar fraudes antes que elas sejam concluídas.

Besides that, é importante fornecer ao solicitante do empréstimo informações sobre as diretrizes básicas de empréstimo, bem como outras oportunidades de financiamento e os riscos associados ao empréstimo, para prevenir fraudes no futuro.