Investimentos em ouro: o que você precisa saber antes de investir - EZFICE

Gold investments: what you need to know before investing

Advertising

Os investimentos em ouro são uma ótima maneira de proteger sua riqueza e obter retornos atraentes, desde que você entenda como isso funciona. Em nosso guia definitivo sobre ouro, explicamos os diferentes tipos de investimentos em ouro, seus riscos e recompensas e dicas para investir com sucesso.

O investimento em ouro é um veículo de investimento que envolve a compra de ouro físico em forma líquida (por exemplo, ouro ou moedas) ou produtos relacionados ao ouro.

Advertising

Como contratos futuros, fundos de câmbio lastreados em ouro (ETFs), contratos sobre a diferença (CFDs) e mútuos fundos. O ouro é atraente como investimento, pois é uma classe de ativos considerada segura, oferecendo proteção e preservando seu valor a longo prazo.

How to invest in gold?

A maneira como você escolhe investir em ouro depende de suas próprias preferências de investimento. Você pode optar por comprar e armazenar ouro físico em um depósito seguro. Outras opções incluem a compra de ações em empresas de mineração de ouro ou a compra de contratos de ouro ou outros derivados de ouro, como fundos negociados em bolsa (ETFs) ou contratos por diferença (CFDs).

Quais são os riscos e benefícios de investir em ouro?

O principal benefício de investir em ouro é a diversificação, pois a classe de ativos tem preços geralmente inversamente correlacionados com outros ativos. Ao reverter sua exposição ao risco, os ganhos e perdas de um podem compensar os do outro, reduzindo assim a possível derrapagem do portfólio.

Investir em ouro também oferece proteção contra a inflação, pois o ouro tende a se valorizar em tempos de incerteza econômica, protegendo o poder de compra do seu investimento.

Existem alguns riscos a serem considerados ao investir em ouro. Por exemplo, por se tratar de uma classe de ativos voláteis, flutuações significativas nos preços do ouro podem resultar em perdas significativas.

Além disso, outro grande risco é o custo de armazenamento e seguro de ouro em depósitos seguros. Finalmente, o ouro não é isento de impostos, portanto, os investidores devem se certificar de que estão cientes das oportunidades de isenção e dedução existentes antes de investir.

Como obter resultados investindo em ouro

Os resultados que você pode obter ao investir em ouro dependem do seu capital inicial, dos seus objetivos de investimento e da sua tolerância ao risco. Como outros investimentos, o ouro também pode ser lucrativo. Tradicionalmente, os investidores usam o ouro como hedge ou para proteger o valor de sua carteira de investimentos contra as flutuações do mercado.

Investir em ouro pode ser tão simples quanto comprar algumas moedas, barras ou contratos futuros. Uma maneira comum de investir em ouro é comprar ouro. A compra de barras é uma escolha acessível tanto para investidores iniciantes quanto para experientes, pois as barras de ouro são geralmente cotadas a um valor mínimo e não incorrem em taxas tão altas quanto outros tipos de investimentos em ouro.

Na maioria dos países, existem vários negociantes de ouro que oferecem ouro e moedas. A seleção e as compras podem ser feitas online ou diretamente com o revendedor. A ABNC brasileira também oferece a opção de comprar ouro em alguns países. Há certas considerações que devem ser levadas em conta ao comprar ouro, como a qualidade do ouro e os custos de compra, armazenamento e seguro.

Outra maneira comum de investir em ouro é comprar contratos futuros de ouro. Os contratos futuros são acordos para comprar ou vender uma quantidade específica de ouro a um preço específico em uma data específica. Os investidores podem negociar diretamente com a bolsa ou por meio de intermediários. Esses contratos devem ser liquidados em dinheiro ou por entrega física ao preço do ouro estabelecido.

O ouro também pode ser investido por meio de ETFs, que são fundos de índice que replicam o preço do ouro. Como esses fundos são negociados em bolsas, os ETFs são comumente conhecidos como “ouro negociado em bolsa”. Os ETFs oferecem aos investidores acesso de baixo custo ao preço do ouro, permitindo-lhes negociar, liquidar e diluir seus investimentos a qualquer momento.

Investir em ouro pode ser arriscado, mas se bem administrado, também pode ser uma ótima maneira de diversificar seus investimentos e obter renda. Os investidores devem considerar seus objetivos de investimento, prazo e tolerância ao risco ao decidir sobre a melhor forma de investir em ouro.

Por que os investimentos em ouro estão crescendo tanto?

O ouro é um dos recursos de investimento mais antigos, pois é utilizado como forma de pagamento e unidade monetária desde a antiguidade. O ouro tem sido usado como forma de estabilizar e diversificar os investimentos. É um investimento seguro, pois não sofre flutuações econômicas e cambiais como a maioria das ações e outros investimentos.

Além disso, o ouro é uma mercadoria limitada. Como não há como criar ouro artificialmente, o ouro nunca perde seu valor portanto, é um investimento atemporal. Isso significa que você nunca terá prejuízo se decidir comprar e vender ouro. É um dos investimentos mais seguros.

A oferta de ouro também é muito estável. Existem apenas alguns lugares onde o ouro pode ser extraído e sua produtividade é muito baixa. Quando a demanda aumenta, os preços sobem, então qualquer investimento para manter o ouro compensa. Além disso, como o ouro não pode ser produzido artificialmente, seu preço não será profundamente afetado por crises econômicas, o que o torna ainda mais atraente.

O ouro também é usado como medida para controlar e harmonizar outras moedas, tornando-o ainda mais seguro e conservador. Portanto, os investimentos em ouro estão crescendo cada vez mais, pois muitas pessoas estão procurando maneiras de diversificar suas carteiras de investimento.

Considerações finais sobre investimentos em ouro

Os investimentos em ouro podem ser uma maneira segura de proteger seus ativos de perdas, ainda mais em tempos de instabilidade econômica. Por outro lado, é importante considerar os riscos associados a tais investimentos e, se forem considerados.

É vital tomar medidas para garantir que seu portfólio seja diversificado e que os retornos sejam maximizados. É importante fazer uma avaliação cuidadosa de mercados e fatores específicos antes de fazer um investimento em ouro e estar sempre atualizado sobre a direção que o mercado está tomando antes de tomar qualquer decisão importante.