Os principais riscos envolvidos em investimentos de alto risco e como minimizá-los. - EZFICE

Os principais riscos envolvidos em investimentos de alto risco e como minimizá-los.

Publicidade

Os investimentos de alto risco são um meio arriscado de gerar retornos elevados a curto prazo. Esses investimentos podem gerar grandes lucros, mas também sofrem grandes perdas se não forem gerenciados cuidadosamente. Devido aos potenciais riscos envolvidos, é importante entender os riscos e o que você pode fazer para minimizar o impacto dessas perdas antes de investir seu dinheiro.

Os principais riscos envolvidos em investimentos de alto risco são o risco de mercado, o risco de crédito, o risco de liquidez e o risco de mudança de condições do mercado. O risco de mercado envolve o risco de a empresa sofrer perdas devido a mudanças na oferta e na demanda de ações.

Publicidade

O risco de crédito envolve a possibilidade de a empresa ser incapaz de reembolsar os seus empréstimos. O risco de liquidez envolve a incerteza de como e quando os seus investimentos podem ser resgatados. O risco de mudança de condições do mercado envolve a possibilidade de novos regulamentos econômicos alterarem os resultados dos seus investimentos.

Alguns detalhes sobre os riscos de investimentos de alto risco

No entanto, há algumas maneiras de reduzir ou minimizar os riscos envolvidos em investimentos de alto risco. Você deve diversificar o seu investimento para que as perdas em um setor específico não sejam devastadoras para seus investimentos globais.

Além disso, você deve ser astuto, selecionando os investimentos mais promissores e evitando aqueles que ofereçam retornos pequenos, e não se esquecer de ter um plano de risco devidamente elaborado.

Os 8 principais riscos envolvidos em investimentos de alto risco e como minimizá-los

Se você for diligente na aplicação de estratégias de alto risco, você estará em uma posição melhor para lucrar com esses investimentos e minimizar as possíveis perdas.

1. Risco de Envolvimento em Esquemas Fraudulentos:

É o risco de investimento de alto risco mais óbvio, pois as práticas fraudulentas estão em toda parte. A melhor maneira de minimizar esse risco é pesquisar profundamente qualquer investimento antes de se envolver e trabalhar somente com provedores regulados.

2. Risco de Crédito

Esse tipo de risco diz respeito à possibilidade de o emissor do investimento não conseguir devolver os montantes investidos, especialmente quando o investimento contém produtos de dívida como notas promissórias e debêntures. Crie um portfólio diversificado para diminuir esse risco.

3. Risco de Liquidez

Isso ocorre quando o investimento não é facilmente convertível em dinheiro em um curto espaço de tempo. Investir em títulos de longo prazo com grandes montantes e focar em um setor pode ser bastante arriscado devido às áreas. A maneira mais segura de evitar esse risco é investir em ativos de baixo prazo que possam ser facilmente e rapidamente liquidados.

4. Risco de Mercado

O risco de mercado está relacionado às flutuações nos preços dos ativos devido a mudanças na economia geral, demanda e oferta e outros fatores. Por essa razão, é importante diversificar o portfólio para minimizar o impacto dessas flutuações.

5. Risco de Taxa de Juro

Esse risco diz respeito à possibilidade de ocorrerem significativos movimentos nas taxas de juros, o que pode resultar em um impacto drástico sobre os fluxos de caixa dos investimentos. Para minimizar esse risco, é necessário investir em títulos com um diferencial de taxa de juro suficientemente alto.

6. Risco de Moeda

Esse risco está relacionado às flutuações de preços nas taxas de câmbio e à volatilidade cambial. Evitar esse risco pode ser difícil, pois mesmo investimentos domésticos podem estar sujeitos ao risco devido a flutuações cambiais. A diversificação do portfólio é a melhor maneira de reduzir o impacto de mudanças bruscas nas taxas de câmbio.

7. Risco de Credor

Esse é o risco de doar empréstimos em empresas de alto risco e que não oferecem nenhum tipo de garantia. Para reduzir esse risco, é importante pesquisar cuidadosamente a perfil financeiro e histórico do credor e trabalhar somente com credores de alto padrão.

8. Risco Político

Este risco diz respeito às possíveis mudanças nos regimes políticos e nas políticas econômicas que podem afetar, positiva ou negativamente, os laços com as partes envolvidas no investimento. Investidores de alto risco devem buscar investimentos em países estáveis, que não enfrentem grandes mudanças políticas ou econômicas.

Como fazer investimentos sem riscos e ter retorno sólido?

O risco é intrínseco a qualquer tipo de investimento. Para se ter um retorno sólido é imprescindível fazer escolhas corretas e acompanhar com atenção as movimentações do mercado. Algumas dicas para investir sem riscos e ter um retorno sólido são:

1. Investir em títulos de renda fixa:

Os títulos públicos ou o mercado de crédito privado oferecem boas oportunidades para investimentos com menores riscos. Estes investimentos são considerados seguros, pois são garantidos pelo governo ou por bancos, ou empresas privadas.

2. Investir em fundos garantidos:

É uma opção popular entre os investidores que procuram segurança. Os fundos garantidos têm seus ativos garantidos pelo governo. As taxas de retorno são limitadas, mas geralmente oferecem um bom retorno ao longo do tempo.

3. Investir em certificados de depósito:

Os Certificados de Depósito (CDs) são tipicamente oferecidos por bancos e oferecem uma taxa de retorno fixa. Os CDs podem ser oferecidos com prazos variados; quanto maior o prazo, maior a taxa de retorno e maior o risco.

4. Investir em ouro ou prata:

Investir em metais preciosos não é exatamente voltado para um retorno sólido, mas com investimentos certos você pode obter um retorno compatível à inflação ao longo do tempo. Além disso, esse tipo de investimento também reduz o risco de ficar de fora do mercado financeiro efetivamente.

5. Investir em Bitcoin:

Investir em Bitcoin pode ser uma opção segura, pois oferece um alto nível de proteção contra riscos financeiros, desde que você faça investimentos conscientes. As criptomoedas são difíceis de serem afetadas pela variação dos preços e das taxas de interesse.

Além disso, oferecem grande liquidez e facilidade de acompanhamento de retorno. É importante lembrar que nada é 100% seguro, então é muito importante acompanhar o mercado.

Antes de investir em qualquer produto, é importante conhecer e compreender o produto em si, em particular as taxas de retorno, os prazos de vencimento, as taxas de juros, os riscos únicos e os benefícios financeiros potenciais.

Leia também | As vantagens e desvantagens do leasing financeiro para empresas