Estudo: 18% dos brasileiros inadimplem na conta de alimentação

0

A comida ficou mais cara em todo o Brasil. O aumento acumulado superou a inflação nos últimos 12 meses, sobrecarregando os brasileiros a ponto de uma pesquisa recente mostrar que 18% das famílias estavam em atraso por não pagar suas contas de alimentos.

A pesquisa foi realizada pela Boa Vista Corporation. Os dados levaram em conta respostas a um questionário eletrônico de 1.500 brasileiros de todo o país. O objetivo da pesquisa foi conhecer os fatores que mais impactaram os orçamentos das famílias no ano passado e os principais motivos de endividamento.

inadimplente pagando por comida

Com a inflação em alta, as famílias brasileiras estão priorizando necessidades, incluindo alimentação, moradia, saúde e outras despesas que não podem ser eliminadas. A verdade é que mesmo os custos mais básicos são muito altos para alguns cidadãos. De fato, a pesquisa da Boa Vista mostra que o gasto com alimentação é uma das despesas mais pesadas das famílias.

De acordo com a pesquisa, 23% dos brasileiros deixaram de pagar várias contas apenas no primeiro semestre deste ano. Outros 18% acreditam que a conta vermelha é resultado de gastos com alimentação. De acordo com o levantamento, esse número é o maior dos últimos cinco anos.

Em terceiro lugar está o crédito pessoal, que inadimple 15% dos brasileiros. Além da inflação, outra causa de estresse é o aumento do desemprego, que devastou os orçamentos de dezenas de milhares de pessoas. Para 27% dos entrevistados, não ter emprego foi a causa do problema.

Não é à toa que os cortes de renda estão prejudicando tanto os brasileiros. E há muitos mais, com 24% dos voluntários apontando para o principal motivo do acúmulo de dívidas.

Ainda com base nos dados coletados, cerca de 63% do total de respondentes afirmaram ter três ou mais contas vencidas. Além disso, 86% deles disseram estar inadimplentes há mais de 90 anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler Mais